quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Combate à Dengue chega ao Subúrbio

Dando continuidade ao Plano de Ação para Prevenção e Controle da Dengue em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde realiza nesta quarta e quinta-feira (29 e 30) ações educativas no Hospital do Subúrbio, em Periperi. Será exibido no local um filme sobre o ciclo evolutivo do Aedes aegypti. Além disso, o trabalho educativo será intensificado nas salas de espera com a presença dos Agentes de Combate às Endemias. A ação acontece nesta quarta durante todo o dia (9h às 12h e 14h às 17h) e no dia 30 apenas pela manhã (9h às 12h).
As atividades fazem parte do Projeto de Mobilização Social desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) com apoio técnico da Fundação Luis Eduardo Magalhães. A meta é atuar em 100% dos bairros selecionados, reconhecendo e definindo as áreas de atuação, mobilizando parceiros e articuladores para prevenção e redução da infestação do Aedes aegypti na capital baiana. Para dar início a essas ações foi feito um levantamento de informações sobre os bairros trabalhados, como dados epidemiológicos, entomológicos, sanitários e populacional. Estão sendo articuladas também reuniões com lideranças locais na busca por parcerias nas comunidades. As atividades priorizam nesta primeira etapa os dez bairros com os maiores índices de infestação predial: Alto do Cabrito, Liberdade, Curuzu, Mata Escura, Sussuarana, Tancredo Neves, Canabrava, Itacaranha, Fazenda Coutos e Periperi.
“O objetivo maior desse projeto é convocar a sociedade civil para participar do combate à dengue, já que apenas as ações feitas pelo Setor Público não estão sendo suficientes para erradicar a doença. É preciso o envolvimento de todos nesta questão, e a ajuda da comunidade, com atitudes simples, é muito importante”, afirmou Eliaci Costa, Coordenadora Municipal de Combate à Dengue.O Plano de Ação envolve lideranças comunitárias, associações de bairro, ONGS, entidades, comerciantes, cooperativas, instituições educacionais, centros culturais, rádios comunitárias e unidades de saúde. A mobilização está sendo feita através de palestras, feiras de serviços, eventos esportivos e culturais, gincanas, caminhadas e mutirões de limpeza.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário